quinta-feira, 25 de junho de 2009

Não desperdice a vida discutindo...



Um domingo desses, conversando com os jovens e adolescentes da igreja, discutíamos sobre o que vimos nesse vídeo, de como é comum colocarmos nossas questiúnculas sobre a bíblia acima do evangelho prático. É como diz a letra de uma das músicas do João Alexandre...


“Enquanto o domingo ainda for nosso dia sagrado
E em Nome de Deus se deixar os feridos de lado
Enquanto o pecado ainda for tão somente um pecado
Vivido, sentido, embutido, espremido e pensado
Enquanto se canta e se dança de olhos fechados
Tem gente morrendo de fome por todos os lados
O Deus que se canta nem sempre é o Deus que se vive,
não ...Pois Deus se revela, se envolve, resolve e revive...”


Enquanto fazemos do domingo “nosso dia sagrado”, e não decidirmos viver dia-a-dia a essência do evangelho, corremos o grande risco de não professarmos uma fé verdadeira...
Quando assisti ao vídeo, lembrei também dos debates nas aulas de teologia sistemática, exegese, hermenêutica, filosofia e psicologia da faculdade onde estudo.. Não que os considere sem valor, pelo contrário, tem me ajudado muito a compreender melhor a Palavra de Deus e a relação do ser humano com ela. Mas percebo que quando começo a dar muita importância para essas discussões teológicas, sinto-me afastado da essência do evangelho.


Mas afinal, o que é a essência do evangelho ? Quando nós cristãos falamos do evangelho de Jesus Cristo, do quê estamos falando? Crer em Jesus e pertencer à uma igreja ? Frequentá-la domingo após domingo (e ás vezes às quartas-feiras)...? Falamos de nos sentir confortáveis e seguros pela salvação que nos é garantida quando reconhecemos que somos pecadores, nos arrependemos e cremos que Jesus morreu na cruz em nosso lugar ? Essa é a essência do evangelho ?

Penso existir nisso tudo uma perigosa tendência em minimizar o poder do Evangelho, fazendo com que as pessoas não conheçam a essência dele... É o perigo de transformar o evangelho e não ser transformado por ele...


Quando vejo pessoas que deixam seus afazeres em um dia da semana para visitar moradores de rua, levando uma refeição, um agasalho, abraços, apertos de mãos, palavras amigas ou simplesmente o ouvido para escutar ... aí eu pareço ver a essência do evangelho de Jesus que expressa o amor de Deus pelo próximo... (veja mais em ( seara urbana )


Quando vejo um trabalho de missionários com crianças carentes no interior do Peru , um projeto social e evangelístico que precisa de parceiros para continuar existindo. Que tem como tarefa alfabetizar e alimentar a 28 crianças de 4 e 5 anos. Em uma escolinha que funciona em um galpão feito de compensado, que luta e depende de ajuda financeira, para poder construir salas com tijolo e cimento, um salão para as aulas, uma pequena cozinha e dois banheiros. Quando vejo também duas professoras trabalhando como voluntárias , cuidando dessas crianças com muito carinho, mas que também têm suas necessidades, como ir ao mercado e ao médico e nem sempre tem certeza se terão recursos para isso... Isso parece chegar perto da essência do evangelho. (veja mais em ( Projeto Piura )


Creio que a essência do evangelho vá além ... é muito mais, e tudo isso também. Muitos cristãos nos dias de hoje simplesmente "apóiam Jesus". Sua atitude é, "Eu votei em Cristo. Isso faz com que eu seja um membro do partido dEle". Mas assim que votam, se afastam e esquecem tudo que é relacionado ao Seu senhorio sobre suas vidas.


Jesus diz que pertencer à sua igreja é muito mais do que isso. Quer dizer compromisso de segui-Lo. E isso envolve viver uma vida de autonegação e tomar a cruz. “Quem não toma a sua cruz e vem após mim não é digno de mim” (Mateus 10:38).


Eu pergunto: Como Jesus reagiria pelo que vê em nossa igreja hoje? Ele iria encontrar o seu povo se angustiando pelas almas perdidas, disposto a ajudá-las? Ou encontraria pessoas lucrando com coisas que são santas aos olhos de Deus? Cristo iria encontrar o Seu povo orando? Ou os veria ocupados em negociações e programas,preocupados com os próprios interesses? Uma vez concluído o olhar de Jesus sobre nossas igrejas, será que Ele iria elogiar o Seu povo? Ou iria trazer essa advertência: “Vocês estão cegos aos tempos. O juízo está às portas, mas vocês mais do que nunca se assemelham aos que estão distantes de mim. Por que não estão orando, e preocupando-se verdadeiramente com o próximo... Me buscando para terem força e sabedoria para remir o tempo?”


Que Deus me ajude a não desperdiçar a minha vida discutindo, e me dê sabedoria para entender e praticar a essência do evangelho...


Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário