quarta-feira, 8 de abril de 2009

Você conhece o Joás ?


Em nosso grupo que estuda sobre a formação de professores na EBD, ás terças-feiras, tivemos como tarefa no último encontro preparar uma lição dentro dos padrões estabelecidos pela nossa apostila, sobre a vida de Joás, cuja história se encontra no livro de II Crônicas capítulo 24... Aqui vão os parabéns a todos aqueles que apresentaram os trabalhos ! E abaixo, uma pequena reflexão sobre o texto... Boa leitura !!
"Você conhece o Joás ?"
Para aqueles que me conhecem pessoalmente e à minha família, com certeza a lembrança que tiveram ao ler o título desta postagem, foi a do meu filhão de 10 anos. Mas não é à ele que me refiro, e sim ao Joás das páginas da Bíblia... você já tinha ouvido falar dele ?
Senão, deixe-me apresentá-lo.
Joás aparece nas escrituras sagradas, e nos chama atenção por um detalhe peculiar... Já era rei aos sete anos de idade. Poderia o pequeno rei, mesmo com sua pouca idade ensinar-nos algo ?

Imagine, tornar-se o líder de uma nação aos tenros sete anos de idade ! Pois foi exatamente isso que aconteceu ao jovem Joás. Ele sucedeu a ímpia rainha Atalia como governante de Judá por volta de 835 a.C. Felizmente esse menino rei tinha um conselheiro que temia a Deus, o sacerdote Joiada. Sua influência pode ser vista no amplo e audacioso projeto de restaurar o templo do Senhor. O novo rei certificou-se de que os sacrifícios e oferta queimadas fossem fielmente oferecidos ao Deus de Israel. Então Joiada morreu, e quase que imediatamente Joás abandonou sua busca de Deus e lançou a nação na Idolatria. Quando Zacarias, o filho de Joiada, censurou o rei e o povo por sua rebeldia, Joás ordenou sua execução. Pouco tempo depois Joás foi assassinado por seus próprios oficiais.

Joás, apesar de como a própria bíblia cita ,“ter sido o responsável pela grande restauração do templo e de outros grandes feitos”, também exemplifica a espiritualidade superficial. Suas decisões não foram baseadas em crenças bem assentadas; pelo contrário ele tinha uma fé emprestada. Como um camaleão, Joás mudou para acomodar-se ao ambiente. Quando o conselheiro de Deus se foi, Joás se juntou á multidão daqueles que não tinham um compromisso com Deus. Isso tudo nos ensina pelo menos três coisas:
1 – Nossa fé deve ser genuína.
Assim como Joás, corremos o risco de não termos uma fé própria, ou seja, podemos estar vivendo com uma fé emprestada. Quantas não são as situações em nossas vidas, nas quais precisamos de pessoas convictas na fé a nos aconselhar e mostrar a direção certa ? Joás, enquanto aconselhado e tutoreado pelo sacerdote Joiada, fez o que era reto aos olhos de Deus. Mas assim que Joiada se foi ele mudou sua atitude. Será que quando vamos á Igreja para adorar nosso grande Deus e estudar a sua palavra, o fazemos porque temos uma fé convicta de que essa é a vontade de Deus ? Ou o fazemos porque temos alguém que está nos motivando a isso, que podem ser nossos pais, amigos, pastores, professores ou diáconos ? O que acontece quando essas pessoas não estão ao nosso lado, continuamos com a mesma fé ? Nossa fé deve ser genuína, algo do que não nos esqueçamos da noite para o dia.

2 – Nosso compromisso com Deus não deve mudar.
Joás arregaçou as mangas e promoveu, além da reforma do templo, uma reforma religiosa em seu tempo. Ele se propôs em fazer o trabalho que tinha para ser feito, custasse o que custasse. Mobilizou as pessoas, traçou estratégias e fez com que o povo todo se voltasse para Deus. Joás se empenhou e fez tudo que estava ao seu alcance para honrar o compromisso que fizera com Deus... ou melhor...quase tudo. Quando Joiada se foi, Joás esqueceu-se desse compromisso. A lição para nós, é que devemos e podemos honrar nossos compromissos com Deus, quando nossa fé é genuína.
3 – Ter uma fé emprestada, pode trazer tristes consequencias.
O fim da história de Joás não foi das melhores. E quando não caminhamos com uma fé convicta, estamos expostos à situações não muito agradáveis. Imagine você, aquele que todos conhecem como membro da igreja, assíduo frequentador de todos os cultos e programações, o exemplo de Cristão e que em algum momento se esquece de sua fé, ou então perde a companhia daquele de quem sempre “tomou” essa fé emprestada. Percebemos isso quando o comportamento de alguns desses “crentes”, denota atitudes que contrariam princípios bíblicos básicos. Isso pode ser um sinal de que estão caminhando com uma fé emprestada, e suas consequencias, assim como as que aconteceram na vida de Joás, podem ser muito tristes.

E nós ? agimos como seguidores de Cristo todo o tempo, não importando o preço à pagar ? Ou nosso compromisso tem mudado de acordo com as circunstâncias ?

Deus nos ajude !
José B. Silva Junior
Leia mais sobre Joás na Bíblia em II Cronicas cap. 24

Um comentário:

  1. oi gostaria de saber mais sobre a igreja e eventos , qual o endereço ? se existe a mesma igreja em outros estados brasileiros ?

    ResponderExcluir